DNA pode mudar o rumo da história da agricultura.

Um estudo de um antigo DNA, encontrado em um sitio arqueológico subaquático ao longo da costa britânica, pode reescrever a história da agricultura nos países britânicos. A descoberta sugere que o trigo fez seu próprio caminho até as longínquas costas da Europa Ocidental 2000 anos antes de a agricultura ser pensada.

Imagem ilustrativa. Flickr CC (Jamie McCaffrey)
DNA de Trigo é recuperado e pode mudar a história da agricultura britânica. Flickr CC (Jamie McCaffrey)

O estudo foi realizado por cientístas das universidades de Bradford, Birmingham e Warwick, que revelam que o trigo provavelmente estava sendo usado em forma de farinha moída na idade Mesolítica (cerca de 6000 anos antes de cristo). A descoberta, que foi recentemente publicada na Science, poderá, -devera- causar muita discussão.

Estas novas descobertas prometem perturbar mais ainda o cenário da agricultura, de que ocorreu no passado uma marcha da agricultura de leste à oeste. Os pesquisadores buscavam evidências de plantas domesticadas nas ilhas britânicas. Acontece que os pesquisadores decidiram procurar em um sítio subaquático chamado, no Canal Inglês.

Outra grande surpresa para os pesquisadores: entre as amostras de DNA foram encontrados dois tipos de trigo domesticados que originaram-se no Oriente Médio, e que não tem ancestrais selvagens no norte da Europa. O que significa dizer que eles devem ter sido associados com a disseminação original da agricultura do Oriente Médio, que começou há cerca de 10.500 anos atrás, ao invés da ideia de que houve uma domesticação local. Entretanto, alguns arqueólogos, assumem que 8000 anos atrás a agricultura não foi tanto na região dos Balcãs ou na Hungria moderna, mas mais forte no oeste.

 

Você acessar a página do artigo no site da Science clicando aqui (inglês).

 

About André Guilherme Daubermann

Estudante de Doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (ESALQ - USP). Mestrado o em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA - Lavras-MG). Engenheiro Agrônomo formado na Universidade de Passo Fundo (UPF).

View all posts by André Guilherme Daubermann

Dê a sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.