Introdução à Glicólise

Antes de seguir para as reações, no passo a passo, vamos entender a glicólise de maneira geral. Logo no início da glicólise, a sacarose é convertida em hexoses fosfato (glicose-6P). A glicólise engloba também, no inicio das suas reações, dois gastos de ATP, que irão ser explicados nas reações da glicólise. Há, então, a produção de duas trioses e, então, uma fase de conservação de energia, onde cada molécula de triose fosfato produzida é oxidada a piruvato. A glicólise, em ultima análise, produz uma pequena quantidade de ATP e NADH, mas é importante para os processos de oxidação que se seguirão.

Alguns detalhes da glicólise precisam ser elucidados. Por exemplo, quando o oxigênio molecular está indisponível, em condições de hipóxia, ou anaerobismo, o piruvato produzido será levado a rotas anaeróbicas. A glicólise, nestas condições de hipoxia, pode ser a maior fonte de energia para as células. No entanto, para que a glicólise seja a principal fonte de energia em situações de anaerobismo, o NADH produzido pela glicólise precisa ser reciclado (retornar ao seu estado oxidado: NAD+). Esta reciclagem, é feita pelas rotas anaeróbicas.

Nas plantas, por ser a sacarose o açúcar mais transportado pelo floema, e também a forma de carbono que a maior parte dos tecidos não fotossintetizantes importam, é o verdadeiro substrato para a glicólise. A sacarose é a principal fonte de carboidratos para a glicólise, no entanto, como sabemos, a glicólise utiliza hexoses nas suas reações iniciais. A sacarose (açúcar de 12 carbonos), então, necessita ser quebrada em duas hexoses para dar início a glicólise. Existem duas rotas possíveis da quebra da sacarose em plantas: pela ação das invertases e pela sacarose sintase (SuSy). Por enquanto, você apenas precisa saber que existem estas duas maneiras de quebrar a sacarose.

A glicólise em resumo:

  • Inicia a oxidação da glicose (perda de prótons H+ e elétrons, passados ao NAD+);
  • Ocorre no Citosol;
  • 10 reações químicas ocorrem na glicólise;
  • A molécula de glicólise é oxidada em duas moléculas de piruvato;
  • Ocorrem dois gastos de ATP e são produzidos 4 ATPs;
  • Produz 2 NADH.

Agora, podemos seguir para as reações da glicólise.

About André Guilherme Daubermann

Estudante de Doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (ESALQ - USP). Mestrado o em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA - Lavras-MG). Engenheiro Agrônomo formado na Universidade de Passo Fundo (UPF).

View all posts by André Guilherme Daubermann

Dê a sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.