Google Scholar: obtenha melhores resultados no seu trabalho acadêmico.

Quando entramos na universidade, não sabemos nada sobre pesquisas. Poucos sabem redigir um trabalho acadêmico sem ferir direitos autorais, ou seja, citando os devidos autores. Nesses pouco mais de três anos na universidade conheci poucos graduandos que conheciam o Scholar e o utilizavam para a dissertação de seus trabalhos. Dentre os que conheciam, a maioria absoluta fazia parte, de alguma maneira, de bolsas de pesquisas, onde a utilização é bem comum.

O motivo pelo qual o Scholar acaba aperfeiçoando os seus trabalhos é simples: você passa a ter acesso aos melhores trabalhos publicados no mundo todo sobre o tópico procurado.

O Google Scholar, em síntese, é um buscador que permite encontrar de forma abrangente os mais diversos artigos científicos, livros, teses, dissertações e resumos. Em sua grande maioria, as buscas resultam em artigos e pesquisas que passaram por revisão por pares. Bem como, artigos dos maiores periódicos do mundo.

academico

Há pouco mais de um ano venho utilizando o Google Scholar para fazer os meus trabalhos acadêmicos. Através dele consegui melhorar os resultados obtidos nestas produções. E neste post, vou ensinar algumas dicas de como utilizá-lo.

Para realizar uma busca é simples, basta utilizar o campo de pesquisa que aparecerá ao entrar no Scholar. Entretanto, você pode preferir buscar seus artigos por autor, por publicações, por data ou por outros parâmetros.

  1. Pesquisa por autor:

A pesquisa por autor é uma das maneiras mais fáceis de encontrar um artigo específico. Se você sabe quem escreveu, basta incluir o sobrenome do autor nos termos pesquisados.

Exemplo: Se você deseja procurar artigos sobre “Xilema” redigidos por alguém chamado Tyree, utilize este padrão:

tag e autorSe o que você procura são artigos de determinado autor, insira o nome completo do autor, ou o sobrenome e as iniciais, entre aspas.

nomeExistem alguns cuidados que devem ser levados em consideração. Quando algum nome ou sobrenome pode ser considerado um substantivo ao invés de um nome próprio. Neste caso utilize o operador “autor:”. Neste caso, apenas o que vier após o operador “autor:” é considerado para a pesquisa.

Exemplo: Ao pesquisar “Flores” no Scholar, você pode obter resultados de artigos sobre flores. Enquanto ao utilizar “autor:Flores” você deve encontrar resultados para artigos com o autor de sobrenome Flores.

Se você deseja procurar apenas o substantivo comum flores e excluir os resultados com sobrenome Flores, utilize: “flores -autor:flores”. Este padrão irá excluir os resultados que contenham autores com nome ou sobrenome Flores.

esp

  • Definições:
  • Por padrão, o google estabelece como ordem de busca os artigos mais relevantes. Mas você pode filtrar sua busca através do menu esquerdo.
  • Através deste menu, você pode buscar por data de publicação. Para isto selecione “período específico.”
  • Você pode também classificar a sua busca por data.

Alguns outros operadores podem ser utilizados nas buscas, mas são menos comuns. São eles:

  1. Operador “+”: inclui letras ou palavras que são normalmente ignorados pelo buscados;
  2. Operador “-“: geralmente utilizado para excluir algum parâmetro das buscas;
  3. Operador “OR”: retorna resultados incluindo algum dos termos pesquisados.
  4. Operador “título”: retorna resultados incluindo o termo no título do artigo, livro o afins.

About André Guilherme Daubermann dos Reis

Estudante de Doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (ESALQ - USP). Mestrado o em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA - Lavras-MG). Engenheiro Agrônomo formado na Universidade de Passo Fundo (UPF).

View all posts by André Guilherme Daubermann dos Reis

Dê a sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.