A fisiologia é uma disciplina chave no estudo da botânica. Esta, é tida como a principal matéria da faculdade de agronomia, pelos estudantes. Pois ela engloba o relacionamento solo-planta-atmosfera, reunindo grande parte do conhecimento estudado durante a graduação. O estudo desta matéria envolve a morfologia, ecologia, bioquímica, biologia celular, genética, biofísica e biologia molecular.

Abaixo estão descritos três livros de fisiologia que você não pode deixar de conhecer durante sua vida de graduando de agronomia. Faça bom uso.
Fisiologia Vegetal
Autor: Lincoln Taiz
- Editora: Artmed Edição: 5ª (1 de janeiro de 2013)
- Idioma: Português
Sobre: É um livro muito aceito, também fortemente estabelecido no meio acadêmico. Didático do início ao fim, é utilizado fortemente no meio acadêmico e destinado à estudantes. O livro é dividido em 25 capítulos, que se agrupam em três seções (água, metabolismo e desenvolvimento) que dão suporte aos principais temas da fisiologia vegetal moderna. Os temas são tratados de forma equilibrada, dando-se o mesmo peso para cada um dos agrupamentos. O livro começa com noções básicas sobre cada assunto e é levado para a vanguarda do conhecimento atual. A escrita é sucinta e lúcida em todas as partes do livro.
Ecofisiologia Vegetal
Autor: Walter Larcher
Sobre: Este livro envolve tanto o estudo descritivo das respostas dos organismos às condições ambientais, como a análise causal dos correspondentes mecanismos fisiológicos ecologicamente dependentes, em cada nível de organização. Este livro trabalha, de forma geral, com as plantas e suas interações com o meio-ambiente. O livro oferece uma visão abrangente sobre as leis que regem o desenvolvimento, a capacidade vital e capacidade de adaptação das plantas. Ricamente ilustrado dá ênfase às diferentes espécies de pla
ntas e tipos funcionais reagem em vários locais e diversas zonas climáticas. Este livro foi projetado especialmente para estudantes de ciências que envolvem biologia.
Fisiologia Vegetal
Autor: Gilberto Barbante Kerbauy
Sobre:Este livro aborda principalmente três processos dinâmicos: cresimento, metabolismo e reprodução. Ao abordar cada um deles, pode-se verificar a contribuição de diversas outras matérias que não a fisiologia. Nota-se um desenvolvimento interdisciplinar na fisiologia moderna, para a compreensão de fenômenos e processos fundamentais do desenvolvimento das plantas.
Você acha que algum outro livro deveria estar na lista? Conte-nos sua experiência nos comentários abaixo.