Os solos são recursos não renováveis. Sua preservação é essencial para a segurança alimentar e para nosso futuro sustentável.
Desde o século passado a Organização das Nações Unidas (ONU) elege temas que serão discutidos amplamente durante o ano todo. O tema foi definido na 68ª assembleia geral da ONU, onde declarou-se que 2015 é o Ano Internacional dos Solos.
A principal proposta deste evento é chamar a atenção, conscientizar e compreender a importância dos solos na segurança alimentar e demonstrar a sua essência no funcionamento do ecossistema.
Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO), 33% dos solos do mundo todo estão com índices de degradação que vão de moderado até degradações severas. Isto é, estamos reduzindo a capacidade do solo de funcionar como um sistema vivo, que agrega diversas formas de vida.
Degradamos o solo de muitas maneiras através de erosões, salinização do solo, deficiência de nutrientes, redução de biodiversidade na pedosfera, poluição de solos e compactação.
Alguns pontos são evidenciados pela FAO, que leva consigo algumas mensagens que serão também evidenciadas.