As batatas Innate são menos susceptíveis à mancha preta causada por hematomas que surgem com o impacto e a pressão sofrida desde a colheita até o armazenamento das batatas. Também, prometem reduzir quase que pela metade a ingestão de um químico chamado de acralamida, substância mal vista pela sociedade e por órgãos de vigilância sanitária.
Esta variedade foi desenvolvida pela empresa J. R Simplot, e você pode conhecer mais sobre eles clicando aqui. A empresa submeteu sua variedade à um teste com a FDA (agência reguladora de remédios e alimentos nos Estados Unidos). A empresa alega que quando a batata Innate é submetida à altas temperaturas atinge entre 50% e 75% menor teor de acralamida em comparação às convencionais.
A empresa J. R. Simplot pretende conquistar o consumidor com dois argumentos. O primeiro de que os desperdícios gerados por descarte de batatas com manchas pretas deve diminuir e, segundo, pois há uma menor quantidade de acralamida sendo ingerida pelo consumidor. Outro ponto que é de destaque é que a Innate, em português Inata, recebeu este nome por não utilizar-se de genes de outras espécies de plantas. Os genes introduzidos na batata são fragmentos de DNA da própria espécie que silenciam alguns outros genes.