O que você precisa saber, de forma geral, é que tudo gira em torno da administração e organização do seu tempo. Algumas pessoas são ótimas em administrar e organizar o seu tempo, mas isto, em última instância, trata-se de desenvolvimento pessoal. Com um pouco de prática torna-se um hábito
Este não é, de maneira alguma, um método de melhorar o seu desempenho nas provas. Embora, é claro, acabe resultando numa melhora de desempenho, este não é o principal objetivo. O objetivo deste método é melhorar o aprendizado sobre um determinado tema, apenas organizando-se temporalmente para aproveitar o tempo livre estudando. O que você precisa ter em mente é que melhorar o seu aproveitamento na faculdade não será uma tarefa fácil. É uma tarefa árdua e que tem resultados de longo prazo. Por este motivo, em definitivo, este não é um tópico para quem quer aprender apenas a ter um bom desempenho em provas. O conhecimento é adquirido de forma lenta e gradual. Parafraseando palavras de um grande cientista e professor renomado do Brasil, “Não se apavore se seus colegas lhe parecerem passar à sua frente. Essa é uma sensação apenas aparente. Eles estarão construindo a casa, sem se preocuparem com o alicerce. Você estará construindo o alicerce para depois fazer a casa”. Gilson Volpato. No contexto, o cientista falava sobre estudo da filosofia para aprimoramento o ser científico. Algo que iremos abordar mais pra frente.
É essencial para o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento de tempo, organizar-se de forma semanal, mensal e semestral. Todas estas estruturas devem ser organizadas e baseadas no seu tempo livre e nas suas aulas. É importante neste processo que você não veja o tempo livre, ou seja, o tempo que você não está em aula, como tempo livre no sentido literal. Crie um calendário.
Então, para cada aula que você tiver, atribua algumas horas de estudar e/ou pesquisas sobre o assunto/tema proposto na classe. Muitas pessoas tendem a fazer isto durante a semana, ou seja, criam uma rotina de estudos durante a semana, durante seu tempo livre, e conseguem aproveitar o fim de semana. O mais interessante de se fazer isto é que, ao invés de você passar os intervalos dormindo no DA, ou jogando sinuca no DCE é que você terá um tempo extra no final de semana onde você não estará estudando.
Quando você tornar os estudos antes e depois das aulas um hábito, verá que desejará terminar suas tarefas antecipadamente. O problema? Procrastinação. Não existem caminhos fáceis para vencer a procrastinação. Existem muitas teorias encantadores sobre isto. Mas, no final de tudo, a resposta será sempre a mesma: basta fazê-lo. A ideia de começar um trabalho/pesquisa/estudo é muito pior do que realmente fazê-lo. Isto é procrastinação. Quando você estiver fazendo o que precisa, verá que não é tão ruim quanto parecia antes de começar.
Tente achar uma maneira de fazer com que o conteúdo, ou a matéria, torne-se interessante. Isso é o que você precisará fazer para lidar com as saídas para o corredor durante aulas que, de alguma forma, possam parecer chatas ou o conteúdo familiar, este é apenas um exemplo, obviamente. Tente encontrar um caminho para apreciar o conteúdo, então não irá parecer tão desinteressante. Na superficialidade uma grande porção de coisas parecem ser enfadonhas, mas se você ir um pouco mais a fundo (pesquisar sobre) irá tornar as coisas mais interessantes.
Devo anotar no caderno, ou prestar atenção ao que o professor fala?
Esta é uma questão relativa. Muitas pessoas aprendem escrevendo, outras escutando e outras visualmente. Existem muitos caminhos para e aprender. Algumas pessoas preferem não tomar nota, apenas sentar e escutar com o máximo foco no professor, o que ele tem a dizer. Claro, isto é válido quando você já tem um material disponibilizado pelo professor para leitura fora de aula. Nesse caso, parece redundante copiar algo que você já tenha disponível para leitura. Nesse contexto, se houver uma lição importante, um ponto interessante, ou até mesmo uma sugestão para maiores investigações em algo, faça alguma anotação para ir atrás deste tópico mais tarde. Embora seja um método muito apreciado, não funciona para todos os cursos e matérias estudadas na Agronomia.
Não existem, de forma alguma, método errado ou certo para se fazer estas coisas. Mas existem, certamente, meios que parecem funcionar melhor. É tudo uma questão de encontrar o que funciona melhor para você. Você adotou práticas, ou estratégias, que parecem não estar funcionado depois de um longo tempo, tente algo novo, algo diferente. O que você precisará é praticar bons hábitos, como uma rotina de estudos, os resultados virão naturalmente.
Organização do tempo:
Faça uma planilha em um papel, ou até mesmo no excel, e coloque tudo o que você tem de fazer nesta planilha. Obviamente, o calendário planejador apenas funciona se você usar ele. Tente fazer uma simples tabela semanal, com duas colunas. Na da esquerda coloque suas aulas, na da direita deixe em branco. Todos os eventos, trabalhos, ou deveres coloque ao lado da matéria na coluna em branco. Assim você poderá saber quais são seus próximos compromissos e o que você deve fazer primeiro. Você encontrará o melhor jeito para organizar-se.
Algumas dicas:
- Pegue o planejamento das aulas com a coordenação, ou no portal do estudante.
- Termine todos os seus deveres tão logo eles lhes são dispostos.
- Utilize a biblioteca, seja para estudas ou para buscar alguma leitura.
- Tente fazer o máximo para tomar apenas notas precisas e necessárias na aula.
- Pratique (tudo o que você gostaria de melhorar, e não é atualmente bom) muito.
- Prepare-se para a aula seguinte no dia anterior.
- Descanse sempre que precisar.