Tecnologias emergentes na agricultura que mudarão o mundo

Algumas tecnologias emergentes na agricultura poderão mudar o mundo em um futuro não mundo distante.

Os sensores ajudam a agricultura por possibilitar uma rastreabilidade em tempo real, bem como um diagnóstico geral das culturas, de animais (pecuária) e do estado em que encontram-se as máquinas agrícolas.

Os alimentos podem beneficiar-se diretamente da genética e potencialmente da produção direta de carne em laboratórios (veja mais aqui). Outro fator que ajudará a agricultura é a automatização, que atuará por meio de sistemas automatizados em macro e micro escala, para checar e manter as culturas em um nível saudável. A engenharia envolve tecnologias que acabam por estender o alcance da agricultura para novos meios, lugares e áreas da economia.

Drone agrícola, quadricóptero. Flickr (ackab1)
Drone agrícola, quadricóptero. Flickr (ackab1)

SENSORES

AR E SOLO

Sensores de ar e de solo são de adição fundamental para as lavouras automatizadas. Pois estes sensores podem possibilitar um entendimento em tempo real do que está acontecendo nas lavouras, florestas ou mesmo condições de aquíferos.

EQUIPAMENTOS AUTOMATIZADOS

Aliam dispositivos mecânicos como tratores que advertem quando uma falha está prestes a ocorrer. Aliado à isto, os tratores podem cooperar entre si.

BIOMETRIA PECUÁRIA

Colares, brincos e outros acessórios equipados com GPS, RFID e dispositivos biométricos que poderão ajudar a identificação automática e retransmitir informações vitais sobre os animais em tempo real.

SENSORES DE CULTIVARES

Ao invés de prescrever a fertilização de um campo antes das aplicações, sensores ultra precisos informam o equipamento de aplicação o montante correto que deve ser aplicado. Sensores ópticos, ou drones, são hábeis para identificar a saúde das cultivares no campo. Como, por exemplo, com o uso de luzes infravermelhas.

SENSORES DE INFRAESTRUTURA

Pode ser usado para monitorar vibrações e condições dos materiais das construções, pontes, fábricas, fazendas e outras infraestruturas. Utilizado em sequência à um sistema inteligente pode alimentar de informações cruciais que servirão para respostas rápidas de manutenção.

AUTOMATIZAÇÃO

CONTROLE DE FAIXA DE TAXA VARIÁVEL

Engloba o uso de de tecnologias de geolocalização já existentes, futuro controle de taxas que podem evitar desperdícios de sementes, minerais, fertilizantes e herbicidas reduzindo aplicações sobrepostas. Acontece por uma pré-programação do formato do campo onde as aplicações estão sendo efetuadas, e com o entendimento das variações espaciais de produção relativa de diferentes áreas de uma lavoura. Nesse sentido, tratores ou AgBots podem processualmente aplicar insumos sob taxas variáveis no campo.

ITERAÇÕES RÁPIDAS E REPRODUÇÃO SELETIVA

É a próxima geração de reprodução seletiva, onde o resultado final será analisado quantitativamente, e as melhorias serão sugeridas através de algoritmos.

ROBÔS AGRÍCOLAS

Também conhecidos como AgBots, são utilizados para automatizar os processos agrícolas, como colheita de cereais, frutos, aragem, manutenção do solo, “capina” de plantas daninhas, plantio e irrigação.

AGRICULTURA DE PRECISÃO

Compreende o manejo da agricultura baseado na observação (e resposta a mesma) entre as variações no campo. Com o uso do banco de imagens de satélites e sensores avançados, os agricultores podem otimizar os retornos financeiros, bem como as aplicações, a fim de preservar os recursos em uma ampla escala. Um maior entendimento das variações das culturas, do clima de um ponto de geolocalização e sensores precisos deverão aliar um melhoramento às tomadas de decisões automatizadas e, de forma complementar, as técnicas de plantação.

ENGENHARIA

SISTEMAS ECOLÓGICOS FECHADOS

São ecossistemas que não dependem de mudanças ambientais externas à este sistema. Estes sistemas podem, teoricamente, transformar desperdício de produtos em oxigênio, comida e água com a função de suportar as formas de vida que habitam o sistema.  Tais sistemas já existem em pequena escala, mas limitações tecnológicas existentes impedem de aumentar a escala.

 

BIOLOGIA SINTÉTICA

A biologia sintética engloba a biologia de programação, valendo-se de peças padronizadas como um programa de computadores. Inclui também a redefinição ampla e expansão da biotecnologia, com objetivos finais de ser capaz de projetar, construir e corrigir os sistemas biológicos de engenharia que processam as informações, bem como manipular produtos químicos, fabricar materiais e estruturas, produção de energia, fornecimento de alimentos, manutenção e melhora da saúde humana e do ambiente.

CULTIVO VERTICAL

Em outra oportunidade, falamos sobre isto. Compreende uma extensão do cultivo urbano.

About André Guilherme Daubermann dos Reis

Estudante de Doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas (ESALQ - USP). Mestrado o em Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA - Lavras-MG). Engenheiro Agrônomo formado na Universidade de Passo Fundo (UPF).

View all posts by André Guilherme Daubermann dos Reis

Dê a sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.